Toda a verdade: Potência declarada vs Potência real
Neste artigo vamos entender porque é que a potência real pode ser diferente da potência que é declarada pelos fabricantes.
Já estás inquieto? Fica por aí e descobre as razões!
Muitos são os fatores que levam a haver este diferendo. Já devem ter reparado que as potencias declaradas são feitas em números redondos, sejam estes em CV ou KW (ex: 163CV=120KW).
Estes são os números declarados e, em muitos países, os impostos têm como por base a potência anunciada pelos construtores.
Há uns bons 20 anos atrás assistíamos a potências reais superiores a mais de 10%, principalmente vindas do saudoso 1.9 TDI do grupo VW.
Hoje em dia é cada vez mais difícil deixar cavalos em “cima da mesa” e as potências anunciadas estão cada vez mais próximas das reais.
É universalmente sabido que a redução dos custos de produção é um tema crítico na fabricação de um automóvel.
A produção em grandes séries é uma excelente estratégia para cumprir esta premissa, mas sempre o será à custa de algumas variações entre as unidades produzidas
(mesmo com um controlo de qualidade bem apertado).
Se pensarmos que existem vários tipos de utilização, diversos níveis de cuidados no dia a dia e ainda mais patamares de manutenção efetuados pelos proprietários,
é fácil ficarmos alerta para que, ao longo do tempo de vida de cada motorização, os valores reais variem.
No entanto, a potencia declarada, continua a ser exatamente igual ao valor de quando a mesma foi lançada.
Em jeito de conclusão, temas como o dimensionamento estratégico do motor, variação de qualidade à saída da fábrica, rodagem, utilização
(mais calma, mais agressiva, mais citadina, mais estrada aberta, etc),
cuidados de utilização (respeitar as temperaturas internas do motor, etc), manutenção (cumprir os prazos preconizados pelo fabricante é um excelente guia)
e idade do mesmo, são os fatores principais que fazem com que a potência real seja quase sempre diferente da potência declarada pelo fabricante.
Se és nosso seguidor, certamente te lembras de um Audi A6 40 TDI 204cv (2.0L) que mediu 171CV de potência real, enquanto este outro, com as mesmas especificações, rendeu 208CV reais.
Este é um dos exemplos mais “gritantes” que encontrámos nos nossos 20 anos de história, confessamos.
A norma, em motorizações bem estimadas, será encontrarmos variações inferiores a 5% entre elas, sendo que a diferenças para a potência declarada variará sempre dependendo da estratégia com que a motorização foi desenhada pelo fabricante.
Se tens curiosidade e queres saber mais, convidamos-te agora a fazer uma visita às nossas instalações e mergulhar na base de dados do nosso Banco de Potência MAHA LPS3000, com mais de 100 mil testes de potência realizados
(reservamo-nos ao direito de proteger dados sensíveis, bem como todos os dados de desenvolvimento de software que nos acompanham há já duas décadas).
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