Poupar combustível em 2022: o guia completo!
Consumos elétricos (luzes, ventilação, etc) para quê? AC quando menos usares mais vais poupar!
Toda a energia elétrica que é gerada vem do movimento do motor. Todo o movimento do motor vem do combustível.
Toda a energia elétrica poupada é combustível poupado. Pensa nisto.
Vidros, barras de tejadilho, objetos expostos à passagem de ar e painéis inferiores são travões aerodinâmicos!
Todas as ineficiências aerodinâmicas que excluires do sistema vão deixar de travar o movimento da tua viatura.
E eliminando mais um parasita de energia, mais combustível vais poupar.
Pastilhas com baixo arrastamento. Já tinhas pensado nisto?
Pois é, todas as pastilhas de travão estão continuamente a arrastar nos discos.
Está é uma característica e não um problema, a não ser que uses pastilhas menos bem estudadas e estejas a desperdiçar a preciosa energia que está no depósito de combustível.
Aí sim é um problema.!
Quanto mais paralelo, menos arrasto mas…. mais instável. Estás disposto a fazer esta “troca”?
Num automóvel nem todas as rodas apontam em frente. É frequente os construtores criarem alinhamentos de direção em que a condução pareça mais segura.
Recorrer a alinhamentos paralelos é uma forma de poupar combustível, mas à troca da estabilidade e confiança na condução, a velocidades mais elevadas.
Estás preparado para trocar alguma desta estabilidade por poupança de combustível?
Tipo e pressão. O segredo mais bem escondido.
Em condições normais o teu carro só está ligado à estrada por 4 pontos. Os pneus são uma fonte de dissipação de energia, especialmente quando os tacos do pneu tocam no chão.
Não só o tipo de pneu conta mas também a pressão de pneus tem um papel preponderante na poupança de combustível.
Igualar a pressão dos pneus à máxima que podem suportar (3.5bar na maioria dos pneus) é uma forma de reduzir o arrasto provocado pelos pneus, mas não o é sem causar alguns dissabores,
tais como um potencial de desgaste irregular, a redução de aderência e diminuição do conforto. Os especialistas em hyper-milling recomendam. Qual é a tua decisão?
Peso extra, não obrigado!
Quando mais peso, mais energia é necessária para fazer mover um objeto. Descarta o peso que anda à boleia contigo. Hoje!
Sendo óbvio que a saúde da mecânica é condição base para tudo acontecer como se deseja, não queríamos deixar de sublinhar esta premissa.
Ter o óleo correto, mudado frequentemente para teres um motor mais limpo internamente, com menos atrito e mais saudável, é apenas uma das dezenas de variáveis de manutenção da eficiência do motor.
Se queres saber como está o estado da mecânica do motor, aconselhamos a fazeres um Certificado de Saúde do Motor aqui na PKE Automotive.
Liga o 212 801 801 e pede para fazeres um CSM (tal como lhe chamamos na gíria aqui na PKE).
E como grão a grão enche a galinha o papo, deixámos o melhor para fim: A peça atrás do volante 😉
Uma condução suave, ponderada e inteligente evita o desperdício de energia.
Se queres começar a poupar melhorando o teu modo de condução, a viagem começa aqui.
Se conseguires fazer levantamentos milimétricos de acelerador e a velocidade não baixar é porque aquele milímetro não era necessário.
Se conseguires que o acelerador ande menos pressionado, vais poupar muito combustível! A questão é: és capaz de ter esta disciplina na tua condução? Fica aqui o desafio!
O arrasto por perdas aerodinâmicas é muito mais elevado a velocidades mais altas do que quando andas mais devagar.
É uma força dissipativa que aumenta exponencialmente com a velocidade. Portanto, se queres baixar o consumo de combustível, limitar a velocidade é uma medida super eficaz.
Mesmo nas descidas, pois é preferível levantares o pé do que deixar “embalar” o carro na descida, mantendo o acelerador constante. A chave é a velocidade. O Acelerador gere essa velocidade.
Tu geres o acelerador.
O melhor feedback que a tua condução está a ser económica, é saberes que quando estás a carregar no travão, estás a converter a energia do combustível que ainda há pouco estava no teu depósito, em desperdício.
Neste caso em forma de calor, libertado pela fricção das pastilhas nos discos. Quanto mais vezes carregares no travão, menos combustível estás a poupar. A solução aqui pode resumir-se a uma só palavra:
Antecipação!
É fácil dizer que devemos planear o nosso dia para sermos mais eficientes. Alguns ainda o fazem a nível profissional, mas nos percursos do dia a dia somos levados pelos nossos automatismos.
Há que rever essas rotinas e planear os percursos, para que sejam em menor número, deixando definitivamente de lado os mais curtos.
Isto, claro, se quiseres levar esta intenção de poupar até 20% de combustível, a bom porto.
Ora aqui está uma grande questão. Se a transmissão de movimento é mais eficiente numa caixa manual, a gestão da mudança engrenada será, na generalidade, melhor numa caixa automática.
Nas caixas automáticas mais recentes, o software está tão bem desenvolvido que existe cada vez menos fosso entre o consumo de um carro de caixa automática e manual.
A cereja em cima do bolo é aumentar a eficiência do motor, dotando-o de outras características que o tornam menos gastador.
Com uma redução média, por si só, a rondar os 10% (uns mais, outros menos), esta é a parcela que mais influência tem quando queres reduzir até 40 cêntimos por litro de combustível.
O segredo aqui é fazer rodar o motor mais calmo, mantendo a rotação das rodas, isto é, para a mesma velocidade. Isto faz-se andando uma mudança acima, o que em média baixa as rotações em 25%.
Para se conseguir isso a PKE Automotive desenvolveu uma forma de conseguir dotar os motores com mais força nas rotações baixas para que consiga circular tendencialmente numa mudança superior, seja numa caixa manual, seja, automaticamente, numa caixa automática.